Varizes de Membros Inferiores

pack-tired-legs-varicose-veins

Varizes são dilatações das veias superficiais das pernas. Cerca de 30% da população adulta apresenta varizes em algum grau, podendo ou não ter sintomas. As varizes já eram conhecidas desde a Antigüidade, havendo relatos de seus sintomas e tratamento em textos do Egito, Grécia e Roma antiga.

Além do incômodo estético, as varizes causam dores, cansaço, queimação e inchaços nas pernas. Esses sintomas normalmente aparecem no final do dia, dando a sensação de “pernas pesadas”. O desenvolvimento de varizes se deve a diversos fatores somados. Em primeiro lugar, temos a predisposição hereditária.

Sabe-se que as varizes ocorrem normalmente em membros da mesma família. Um outro fator muito importante para o desenvolvimento de varizes são os hormônios femininos: as varizes são mais frequentes em mulheres que em homens, e mais comuns naquelas mulheres com histórico de várias gestações ou de uso prolongado de anticoncepcionais.

Outras condições também contribuem para a piora do quadro, como o uso de frequente de sapatos de salto alto e a prática de exercícios pesados (musculação, principalmente).

agendar