Aneurisma

1292621652927.high_resolution

Aneurisma é a dilatação de um vaso sanguíneo, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo. Um vaso dilatado pode acarretar uma série de complicações, sendo a mais temida a sua ruptura.

Os aneurismas mais comumente aparecem em vasos intracranianos, na aorta abdominal (principal artéria do corpo) e nas pernas. O aneurisma de aorta é doença grave e silenciosa, que acomete indivíduos idosos, especialmente hipertensos e tabagistas.

Normalmente é diagnosticada em exames de rotina, como a ultra-sonografia abdominal. Deve ser acompanhado, mesmo não causando sintomas, já que sua rotura é altamente letal. O acompanhamento é feito por meio de exames de imagem (ultra-sonografias e tomografias), buscando-se determinar o seu diâmetro e taxa de crescimento.

Caso haja indícios de alto risco de ruptura do aneurisma, deve-se indicar sua correção cirúrgica eletiva, que pode ser feita por cirurgia convencional ou endovascular (cateterismo). O tratamento dos aneurismas intracranianos é feito pelo neurocirurgião, não sendo da alçada do cirurgião vascular periférico.

agendar